Fenômeno Paracomputacional

Nem tudo o que lógico, mecânico, eletrônico ou cientificamente perfeito funciona 100% do tempo de maneira 100% correta. É o caso da informática. Problemas inexplicáveis acontecem. Na boa: merdas acontecem quando menos se espera! Influenciado por Douglas Adams (sem pretensão de homenagem, mesmo que merecida), ensaio uma minúscula e maluca teoria para os por mim chamados “Fenômenos Paracomputacionais”:

Quando algo assim acontece, pode ter certeza que provavelmente é coisa das prováveis improbabilidades quântico-binárias, que é uma característica muito comum na informática moderna dos nossos tempos atuais. Muito provavelmente ocorre quando um bit aleatório e deformado acessa uma porta de acesso quase inacessível.

A própria improbabilidade desse fato funesto e hediondo causa uma pane, que por sua vez causa um efeito de impossibilidade aritmética relativa momentânea. Traduzindo: um efeito de cálculo sem a devida limpeza da memória daquela porta e do conteúdo do próprio bit e de sua inerente deformação. Explicando a tradução: isso pode resultar numa soma errada. O efeito prático é que 2 mais 2 pode ser igual a 5, mesmo que momentaneamente.

Bom, momentâneo ou não, o fato é que uma vez desencadeado o processo, pela própria natureza automática dos cálculos aritméticos e de todas as suas infinitas possibilidades hereditárias, em algumas frações de milésimos de segundo isso irá causar um erro improvável e jamais previsto.

Uma característica marcante deste complexo problema é que ele nunca, jamais, de forma alguma poderá se repetir novamente!

bit louco

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônicas, Informática, Pensamentos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s