Culpa Roedora (ou “Pequena Homenagem aos Ratos”)

Sou um prisioneiro de mim mesmo. Preso em meus próprios erros. Cercado de dilemas que eu mesmo crio e destruo. Coisas e tralhas que amontoam-se lá no fundo do meu baú insano. Pó daquilo que nem sei o que foi, trazido pela ventania da incerteza, depositado na memória, nas juntas, empoeirando tudo.

Os ratos da culpa corroendo minhas dores, zanzando pra lá e pra cá, causando-me nojo e medo. Tenho os venenos mas não sei usa-los. Ou tenho medo que me matem junto. Deveria saber de tudo, pois tive acesso a todo conhecimento que precisava, sempre. E sempre me disseram que aprendo fácil. E eu acreditei!

Talvez por isso. Por achar que sei, quando na verdade não sei de nada. Talvez por isso que eu na verdade não saiba usar o que aprendi; ou não aprendi? Talvez por isso tanto desperdício de conhecimentos, estudos, leituras, aulas, porradas, sofrimentos. Acho que não aprendi pelo amor, porque sempre fui mimado e egoísta. Acho que não aprendi pela dor porque talvez não tenha doído o suficiente.

A aí continuo nessa prisão velha, de grades enferrujadas, de chão empoeirado, por vezes de baú fechado, noutras salão imenso repleto de tranqueiras. Os ratos passando. O tempo esvaindo-se de mim.

A felicidade realmente deve estar na convivência dessa minha loucura interna com a realidade pequena e simples que preenche minhas horas. Não tenho, portanto, do que me queixar. Fecho a prisão-salinha-salão-baú e engulo a chave. Deixo isso pra lá e sigo. Depois me pego lá dentro de novo, sei lá como. A chave volta ou nem existe mais. Não importa. Importa achar rápido a saída, como agora.

Laércio N. Coelho

Ratos na prisão

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônicas, Pensamentos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s